P - Qual a alimentação preferida da minhoca?

R - A minhoca vermelha da Califórnia, que é a uma das mais usadas na produção de húmus, prefere o esterco animal sendo que o de vaca é o mais usado.

P - O que podemos colocar para alimentar as minhocas?

R - Alem de esterco podemos colocar restos de alimentos, frutas, folhas secas, restos de grama, papeis e qualquer matéria orgânica em decomposição, só não podendo colocar vidros, metais e plásticos.

P - O alimento tem que ser preparado ou colocamos direto no canteiro?

R - Antes de colocarmos o alimento no canteiro, ele deve passar por um processo que chamamos de compostagem, o que irá variar dependendo do material.

P - Como é o processo de compostagem?

R - De uma forma prática, faz-se um monte de aproximadamente 1metro de altura do material(esterco, folhas etc...), e deixa-se fermentar por um período de 1 semana, depois, revira-se e deixa em repouso por mais uma semana, e assim sucessivamente até a temperatura da massa estabilizar em torno da temperatura ambiente. A partir deste momento o composto está pronto para entrar no canteiro.

P - Se a massa estiver um pouco quente posso colocar no canteiro assim mesmo?

R - Não. As minhocas não suportam altas temperaturas. Você deve baixar a temperatura até a temperatura ambiente colocando água, porém, sem encharcar.

P - Onde posso encontrar detalhes sobre o processo de compostagem?

R - Normalmente nos livros especializados você encontrará explicações detalhadas sobre o assunto. Neste FAQ o propósito é somente dar noções básicas e responder curiosidades sobre o assunto.

P - Coloquei esterco de cavalo e as minhocas não estão se desenvolvendo conforme esperava. Por que?

R - O esterco de cavalo é muito bom, porem, em geral vem acompanhado de serragem da cama das baias que dificulta a digestão das minhocas.

P - Posso colocar somente restos de jardim?

R - Claro. Só que as minhocas vão levar mais tempo para comer devido ao alto percentual de fibras das folhas. Alem disso o processo de compostagem é mais lento.

P - Como posso estocar a matéria prima?

R - Depois de fermentada, isto é, o composto já pronto, você pode colocar uma lona por cima de modo a não perder suas propriedades, ou mesmo ensacar e colocar em local protegido do sol e chuva.

P - As minhocas só servem para produção de húmus?

R - Não. Servem também para pesca como isca, produzir farinha para alimentação animal, uso na medicina devido a sua grande capacidade de cicatrização e regeneração dos tecidos e também na farmacologia no tratamento de bronquite, asma e hipertensão.

Home | Apostila
Fale comigo: mmiranda@connection.com.br